Os meios de pagamento eletrônicos têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil, atraindo novos consumidores e exigindo regulamentações inovadoras. Mas será que estamos preparados para este novo cenário financeiro?
Para entendermos este panorama e as principais mudanças que podemos esperar nas vidas dos consumidores e empresas, convidamos especialistas para juntos discutimos questões acerca da regulamentação dos meios de pagamento e a experiência do consumidor.
São eles:
* Aline Steinwascher, Head jurídico da pag!, uma das maiores fintechs do país, ex-diretora jurídica da Koin, fintech de meios de pagamento, professora e consultora de Inovação Jurídica e Legal Design.
* Bernardo Piquet, Sócio Stone Co., foi head de Relações Institucionais da Stone Pagamentos, atuando na área de regulação e concorrência. Ex-diretor da ABIPAG – associação que representa novas empresas no mercado de pagamentos. Criou o Instituto ProPague, com o objetivo de propagação de conhecimento sobre o setor financeiro. Advogado, formado pela PUC-Rio.
* Carlos Ragazzo, Professor da FGV Direito RIO. Mestre e Doutor pela UERJ. LL.M. pela New York University. Foi Conselheiro e Superintendente Geral do CADE
* Marcel Macarenhas, Procurador do Banco Central desde 2006, foi Ouvidor do Banco Central (2013-2015) e desde maio de 2015 exerce a função de Procurador-Geral Adjunto do BCB, responsável pela supervisão da área de consultoria legal, compreendendo regulação e supervisão do sistema financeiro, a agenda de inovações regulatórias no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que inclui temáticas como fintechs, sandbox regulatório, open banking e pagamentos instantâneos (PIX), além de consultoria internacional, monetária e em regimes de resolução e área administrativa.
A moderação ficará por conta do Vitor Morais Andrade, Vice Presidente do IPS Consumo, doutor em Direito e professor da PUC-SP.
.