PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Relações de Consumo & Boas Práticas
Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR e o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociedade e Consumo – IPSConsumo apresentam o Programa de Formação e Capacitação em Relações de Consumo & Boas Práticas.
O principal objetivo do programa é possibilitar aos profissionais do setor de transporte aéreo aprimorar seus conhecimentos e compartilhar experiências na atuação de atendimento e relacionamento com consumidores, órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Poder Judiciário, Agência Reguladora dentre outros.
Aula 1
Introdução ao Direito do Consumidor no Brasil, atuação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e perspectivas globais
Professora Juliana Pereira
Juliana é membro fundadora do IPSConsumo. Conheça mais sobre ela e nossos membros aqui
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Os temas que foram debatidos em aula:
- Apresentação do IPSConsumo
- Introdução ao Direito do Consumidor
- Contexto histórico
- Contexto normativo
- Proteção Constitucional
- Código de Defesa do Consumidor
- A Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON
- O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC
- Panorama Internacional do Direito do Consumidor
- Principais Espaços Institucionais
- As Novas Diretrizes das Nações Unidas para a Proteção do Consumidor
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Aula 2
User Experience de Cliente
Professos Fábio Magalhães
Advogado, pós-graduado em direito contratual pela PUC SP, Marketing com ênfase em negócios pela ESMP e MBA em serviços FGV SP.
18 anos de vivência no atendimento ao cliente, responsável pela área de melhoria contínua e experiência do consumidor no Banco Votorantim.
Relacionamento com órgãos governamentais, imprensa, redes sociais, CVM, BACEN e PROCON.
Ouvidor responsável do Banco Votorantim.
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Os temas que foram debatidos em aula:
- Evolução das relações de consumo
- Inteligência Artificial
- Era Digital
- Experiência de Clientes
- Frustações dos clientes
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Aula 3:
O papel das novas tecnologias e ferramentas de autocomposição como instrumento de solução de conflitos de consumo
Professora
Lorena Tamanini Rocha Tavares
Advogada
MBA Gestão de Negócios – USP/Esalq
Superintendente de Projetos e Inovação e Superintendente de Ouvidoria – Qualicorp (2017-2019)
Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC/Senacon-MJ (2016)
Coordenadora Geral do Sindec – Senacon/MJ (2015)
Consultora no Projeto Gestão da Informação – Unesco/MJ (2012)
Diretora Jurídica do Procon/ES (2012)
Foi a gestora responsável por liderar o projeto de desenvolvimento da plataforma Consumidor.gov.br.
Os temas que foram debatidos em aula:
Premissa
“Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado . Cada um me contou a narrativa de por que se haviam zangado. Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões. Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e outro outra, ou um via um lado das coisas e outro um lado diferente. Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um as via com um critério idêntico ao do outro. Mas cada um via uma coisa diferente, e cada um portanto, tinha razão. Fiquei confuso desta dupla existência da verdade.” Fernando Pessoa – Obra Poética
Cases
• Consumidor.gov.br
• #Juntos
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Aula 4:
O Procedimento de Atendimento no PROCON e o Papel dos Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor – Desafios e Oportunidades
Professora Gisela Simona Viana de Souza
Advogada
Secretaria Adjunta do PROCON/MT
Ex-Presidente da PROCONSBRASIL
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Os temas que foram debatidos em aula:
- Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – PROCONS
- Autonomia dos Entes Federados
- CIP – Carta de Informações Preliminares
- Poder de Polícia dos Procons
- Multa
- Apreensão do produto
- Inutilização do produto
- Cassação de licença do estabelecimento ou de atividade
- Suspensão de fornecimento
- Suspensão temporária de atividade
- Reclamações no SINDEC
- Reclamações no Consumidor.gov
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Encerramento da Oficina
O encerramento da Oficina Aspectos práticos e técnicos no atendimento e relacionamento com o consumidor IPSConsumo e Abear contou com a participação de Felipe Fortes senior legal manager da Samsung, Fellipe Fortes e Andrea Rezende, o segundo pela gerente de relações de consumo da Sky Brasil, que dividiram a manhã para dissertar sobre as relações de transparência com os consumidores, trazendo cases das empresas onde atuam.
Professor Felipe Fortes
Professora Andrea Rezende
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