O mês de março reúne datas marcantes, Dia Internacional das Mulheres (8), hoje, o Dia Mundial do Consumidor (15) e o Dia Nacional do Ouvidor (16) – Aqui no IPSConsumo, decidimos dar maior visibilidade as consumidoras, por isso, o nosso time de mulheres analisou os últimos dados dos Órgãos de Defesa do Consumidor e estamos compartilhando aqui alguns insights para você:

  • Na plataforma consumidor.gov.br, 41.4% das reclamações foram feitas por mulheres no ano de 2023. O segmento que mais se destacou entre elas foi ‘Banco, Financeiras e Administradoras de Cartão’;
  • E, já no Boletim Sindec Nacional, verificamos que 53.7% dos atendimentos cadastrados nos Procons foram realizados por mulheres.

Que essas informações sejam um alerta aos bancos e demais instituições financeiras a implementar processos mais ágeis e eficazes para a solução de problemas das mulheres consumidoras. 

Há tempos são as mulheres que vocalizam os reais e concretos problemas de consumo, tendo em vista que no Brasil as mulheres foram as primeiras a liderarem o movimento consumerista.

Estado, mercado, sociedade civil, consumidoras e consumidores, somos todos papéis importantes nessa mudança e devemos sempre promover relações de consumo mais justas, transparentes e diversas. 

Entre em contato com as nossas mulheres do IPSConsumo e continue essa conversa:
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