Quem Somos
O IPSConsumo é um think tank que debate temas sobre a Sociedade de Consumo.
Criado em agosto de 2018, o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo é uma associação civil sem fins lucrativos ou filiação partidária, é científica, multidisciplinar, que tem como objetivo a elaboração de estudos, pesquisas, debates, insights, projetos, cursos e treinamentos. Atuamos na promoção das boas práticas nas relações de consumo, no diálogo permanente entre governos, empresas, associações e órgãos de defesa do consumidor, na perspectiva nacional e internacional.
Nossa missão é proporcionar um espaço técnico, institucional e independente de aprendizados e debates de ideias sobre as várias perspectivas da sociedade de consumo, reconhecendo os valores da Ciência, Inovação, Multidisciplinaridade, Simplicidade e Ética.
Vamos pensar juntos!💡
Nossos Membros
Juliana Pereira da Silva
Juliana Pereira da Silva
Presidente
Advogada inscrita na OAB Sāo Paulo, pós graduada em Gestão do Sistema de Vigilância da Segurança de Produtos no Mercado pela Universidade Pompeo Fabra de Barcelona, especialista em Direito do Consumidor, Contratos e Responsabilidade Civil, possui ampla experiência profissional em assuntos regulatórios, políticas públicas e gestão de crises, com atuação no setor público e no ambiente corporativo.
Fundadora e atual Presidente do Instituto de Pesquisas, Estudo da Sociedade e Consumo – IPSConsumo, membro do Fórum de Integração Brasil Europa – Fibe, professora da Universidade Corporativa da Saúde Suplementar e do Instituto de Educação da Febraban. Sócia da Consultoria Mosaico Parcerias e Soluções.
Foi diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC, Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Conselheira no Conselho Nacional de Seguros Privados- CNSP e Conselho de Autorregulação Bancaria da Febraban. No âmbito internacional foi Presidente da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas da Organizações dos Estados Americanos (OEA), membro do grupo técnico de atualização das Diretrizes das Nações Unidas para a Proteção do Consumidor em 2015 e Assessora COMPAL Programme da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/ONU).
Vitor Morais de Andrade
Vitor Morais de Andrade
Membro Fundador
- Advogado.
- Mestre e Doutor em Direito.
- Professor e Coordenador do Curso de Graduação da Faculdade de Direito da PUC/SP e Coordenador do Curso de Extensão em Direito da Economia Digital da PUC-SP.
- Membro fundador do IPS Consumo.
- Possui extensão em Economia pela FGV-SP e Negotiation and Leadership na Harvard Law School.
- Atuou como Coordenador Geral do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça – DPDC/SDE/MJ, foi Presidente da Associação Brasileira de Relações Empresa-Cliente, ABRAREC.
- É consultor da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD.
- É Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem da FIESP / CIESP, Conselheiro no Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR.
- Sócio Proprietário do escritório Morais Andrade Advogados.
Antonino Serra Cambaceres
Antonino Serra Cambaceres
Conselheiro Convidado
- Antonino é advogado atuante na área de Direito do Consumidor. Atualmente é o Diretor Global do Consumers International’s Consumer Justice and Protection Programme, que atua em mais de 120 países.
- Foi coordenador do departamento jurídico da ADELCO -Associação Argentina de Direito do Consumidor e é o criador do sistema de arbitragem em direito do consumidor da Argentina.
Lorena Tamanini Rocha Tavares
Lorena Tamanini Rocha Tavares
Head de Projetos & Conteúdos
- Advogada, possui experiência na construção, execução e gestão de projetos públicos e privados com foco em redesenho de processos e negócios por meio da visão centrada no cliente e uso de novas tecnologias.
- À frente da área de Inovação e Projetos para Cliente da Qualicorp S/A, liderou a criação e ampliação de canais digitais de relacionamento com cliente, com especial enfoque no uso Whatsapp (2017-2020), tendo a Companhia reconhecida Ranking IBRC Exame sido nos anos de 2018 e 2019.
- Anteriormente, exerceu a função de Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor no então Ministério da Justiça, tendo sido a gestora responsável pelo projeto Consumidor.gov.br, plataforma tecnológica que que transformou o jeito de resolver conflitos de consumo na internet, tendo apoiado mais de 1.9 milhões de brasileiros a superar 2.5 milhões de demandas, obtendo índice de solução médio de 80% no prazo máximo de 10 dias (2012-2016). Os resultados do projeto foram reconhecidos por meio do Prêmio Innovare 2015 e Prêmio Inovação na Gestão Pública Federal 2016.
- Atualmente, está frente da Bottom Up Consulting, que nasce com propósito de apoiar as empresas a fortalecer o ambiente de confiança entre os diferentes stakeholders estratégicos e a percepção de valor com a marca pelo relacionamento com clientes e colaboradores.
Érica Figueira de Almeida Werneck
Érica Figueira de Almeida Werneck
Head de Projetos
Advogada graduada pelo Centro Universitário de Brasília – DF, é mestre em Administração de Empresas (MBA) pela Hult International Business School de Boston/MA – EUA e especialista em Instituições Públicas e Privadas pela Faculdade de Direito do Instituto Savonitti – SP. Especialista em Direito do Consumidor, com experiência no setor público e privado em temas regulatórios, reputação da marca, gestão de crise e estratégias de negócios focadas no relacionamento com o cliente e com órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Sócia da consultoria Mosaico – Parcerias e Soluções, é head de projetos do Instituto de Pesquisas, Estudo da Sociedade e Consumo – IPSConsumo e foi Assessora Especial e Coordenadora de Consumo e Cidadania na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Possui experiência no atendimento ao cliente e no contencioso para empresas de bens de consumo, saúde suplementar, tecnologia e instituições financeiras.
Marcelo Sodré
Marcelo Sodré
Conselheiro Convidado
- Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Marcelo Sodré, foi Procurador do Estado de São Paulo de 1990 a 2017 e assessorou a comissão que redigiu o Código de Defesa do Consumidor.
- Atualmente, é professor na graduação e pós-graduação da PUC/SP e integra o Conselho Diretor do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o Conselho do Projeto Criança e Consumo do Instituto ALANA e o Conselho Diretor da Consumers International.
- Foi diretor do PROCON de São Paulo, membro do Conselho Estadual de Educação do Estado e presidente do Conselho do Greenpeace Brasil. Foi Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e integrou o Conselho da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.
Maysa Bittar Bettarello
Maysa Bittar Bettarello
Assessora de Comunicação
-
- Com mais de 15 anos de experiência em marketing, gestão de pessoas e comunicação visual, atuando em vários setores da indústria e do comércio, me transformando numa pessoa e profissional multipotencial.
- Conhecimento e experiência em planejamento de comunicação, de projetos, comercial e de mídia. Desenvolvimento e criação de campanhas, publicações e eventos. Gerenciamento de pessoas e liderança de equipes. Desenvolvimento de briefing e execução de projetos.
- Tive a oportunidade de ser desafiada a trabalhar em diferentes setores e processos, o que me ofereceram a oportunidade de aprender muito e adaptar a novas realidades e ambientes de trabalho. Engajamento, resiliência e muita dedicação me trouxeram uma grande bagagem profissional, atuando em áreas diferentes do marketing e da comunicação.
Professores
Alessandra de Almeida Camargos
Alessandra de Almeida Camargos
Advogada com especialização em Sistema de Vigilância de Produtos no Mercado de Consumo pela Universidade Pompeu Fabra, Espanha, e com vasta experiência na defesa do consumidor – tanto no Poder Público como no Privado.
Coordenadora Nacional do Projeto de Relações Institucionais e de Consumo da Samsung, multinacional líder no mercado de eletroeletrônicos, tendo como principal atribuição (foco) estabelecer o relacionamento e consolidar a reputação da marca frente aos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, bem como Poder Judiciário e Executivo.
Como Coordenadora Nacional de Relações Institucionais e de Consumo atuo no planejamento estratégico para análise do comportamento do consumidor visando a implementação de ações preventivas com o propósito de minimizar demandas e solucionar as existentes, colocando a empresa em significativa e contínua melhoria na sua performance.
Coordenadora- Geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas-Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça – participei ativamente no desenvolvimento de políticas públicas que inovaram o atendimento ao consumidor do País, como por exemplo, a plataforma de autocomposição Consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Experiência em planejamento estratégico, execução de solução de conflitos, gestão de crise e liderança e gestão de times.
Andrea Xavier de Rezende
Andrea Xavier de Rezende
-
-
- Graduada em Administração e RH e especialização em Gestão de Negócios;
- É especialista na área de Relação de Consumo, Inteligência Emocional, Reestruturação, Gestão de Crise, Processos e Projetos;
- Sua experiência concentra-se na área de Relação de Consumo com ênfase na solução de conflitos através de órgãos que representa o consumidor evitando a judicialização com ênfase no online dispute resolution;
- Além de possuir notória ênfase na jornada do cliente vinculando novo mindset por processos;
- Possui mais de 20 anos de experiência em Atendimento à Clientes em empresas de Telecomunicações, palestrante e Ouvidora com certificação da Associação Brasileira de Ouvidores.
-
Carlos Eduardo Richinitti
Carlos Eduardo Richinitti
-
-
- Formado em direito pela PUC do Rio Grande do Sul em agosto de 1986.
- Juiz de Direito no Estado do Rio Grande do Sul desde dezembro de 1989.
- Juiz Corregedor nos biênios 1998/1999 e 2004/2005.
- Diretor do Foro de Porto Alegre de 2008 a 2010.
- Promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por merecimento, em dezembro de 2013.
- Integrante do grupo de Ações Estratégicas de Ações de Massa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
- Integrou Grupo de Trabalhos do CNJ referente às Ações de Massa, implementação das Tabelas Processuais e do Regimento de Custas Judiciais.
- Integrante do NIAJ – Núcleo de Inovação e Administração Judiciária da Escola Superior da Magistratura.
- Presidente da Comissão de Inovação do Judiciário Gaúcho – INOVAJUS -, no biênio 2014/2015.
- Idealizador dos projetos DOAR É LEGAL (doação de órgãos) e PETIÇÃO 10, SENTENÇA 10.
-
Danilo Doneda
Danilo Doneda (EM MEMÓRIA)
Advogado e consultor.
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Professor no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
Membro indicado pela Câmara dos Deputados ara o Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Foi Coordenador-Geral na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
Membro da Comissão de Juristas formada pela Câmara dos Deputados para redigir projeto de lei sobre proteção de dados nos setores de segurança pública e investigação criminal.
Membro do Grupo de Trabalho sobre proteção de dados e informações judiciais do Conselho Nacional de Justiça.
Membro dos conselhos consultivos do Projeto Global Pulse (ONU), do Projeto Criança e Consumo (Instituto Alana) e da Open Knowledge Brasil.
É membro do conselho editorial da Revista de Derecho Digital (Espanha).
Foi pesquisador visitante na Autoridade Garante para a Proteção de Dados em Roma (Roma, Itália), na Università degli Studi di Camerino (Camerino, Itália) e no Instituto Max Planck para Direito Privado Comparado e Internacional (Hamburgo, Alemanha).
Parte do seu trabalho está disponível em www.doneda.net.
Fabio Magalhães
Fabio Magalhães
Fabio Magalhães, possui mais de 15 anos em empresas focadas na gestão de experiência do cliente.
É pós graduado em marketing estratégico pela ESPM, MBA em gestão estratégica de serviços pela FGV, advogado e pós graduado em contratos pela PUC.
Head de experiência do cliente em instituições financeiras e grandes corporações multinacionais, com sólidos conhecimentos em métricas de satisfação do cliente.
Seu propósito? Transformar a vida da maior quantidade de pessoas, através de experiências incríveis.
Fellipe Fortes
Fellipe Fortes
Atualmente atua como Gerente Jurídico Sênior da Samsung no Brasil.
Responsável pelas áreas de direito do consumidor, contencioso de massa e estratégico, propriedade intelectual, contratos e consultivo.
É graduado em direito, com pós-graduação em direito empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Além da experiência na indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, possui experiência no setor varejista, Via Varejo (holding responsável pelas operações das lojas físicas de Casas Bahia e Pontofrio), sendo responsável também pela interlocução com o governo nos assuntos relacionados à defesa do consumidor.
Gisela Simona Viana de Souza
Gisela Simona Viana de Souza
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Mato e Pós-graduada em Direito Público, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Administrativo e Direito do Consumidor e 9.
Pós-graduada em “Gestión del Sistema de Vigilancia de la Seguridade de los Productos en el Mercado” pela Universitat Pompeu Fabra Barcelona.
Vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Seccional de Mato Grosso no ano de 2008/2009.
Ocupou o cargo de Superintendente do PROCON em Mato Grosso no período de 1o maio de 2008 a 21 de março de 2017, tendo retornado a função em 13 de fevereiro de 2019 até 13 de março de 2020.
Presidente da Associação Brasileira de PROCONS – PROCONSBRASIL que tem como membros todos os PROCON do país gestão 2011/2013 e reeleita para a gestão 2013/2015;
Marcos Alexandre Bronzatto Pagan
Marcos Alexandre Bronzatto Pagan
Juiz de Direito em São Paulo. Ex-Juiz da Turma de Uniformização do TJSP.
Graduado em Direito pela USP e em Administração Pública pela FGV.
Pós-Graduado em Direito Privado e em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (Conciliação e Mediação) pela Escola Paulista da Magistratura.
Membro convidado pelo Fonaje para o Brazil Legal Symposium, realizado na Harvard Law School.
Ex-Secretário da Comissão Legislativa do Fonaje.
Professor universitário contratado pela Faap. Palestrista e professor convidado por diversos Cursos de Pós-Gradução (ESA, EPM, CPC Marcato, Secovi).
Autor de artigos jurídicos e do Livro ‘Ética Profissional’ (Atlas).
Vinicius Marques de Carvalho
Vinicius Marques de Carvalho
Sócio de VMCA nas áreas de concorrência e regulação.
Foi conselheiro e presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), além de Secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça e vice-chair da International Competition Network, entidade que reúne mais de 130 autoridades antitruste do mundo.
Atuou como assessor legislativo no Senado e na Assembleia Legislativa de São Paulo.
É membro da Comissão Especial de Direito Econômico da OAB Nacional.
É Professor de Direito Comercial na USP, doutor pela mesma instituição e pela Universidade Paris 1.
É incluído entre os principais advogados de concorrência do Brasil por publicações internacionais como Chambers and Partners, The Legal 500 e Latin Lawyer.
Parceiros
Parceiros
O IPSConsumo acredita nas relações de consumo justas e sustentáveis e as parcerias que nos envolvem garantem o estreitamento dos nossos propósitos e a realização de projetos, ampliando a rede de empresas e profissionais que acreditam no melhor para o consumidor e no desenvolvimento das boas práticas de consumo no Brasil e no mundo.
Associados
Venha somar com o IPSConsumo e ajudar a transformar as relações de consumo e a proteção do consumidor.