
O IPSConsumo entregou ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC, da Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, a instauração de investigação sobre o acordo de codeshare entre as companhias aéreas Azul e Gol em maio de 2024, durante o processo de fusão das empresas.
Segundo o documento apresentado pela presidente do Instituto, Juliana Pereira, o pacto resultou em redução de concorrência, descontinuação de mais de 800 rotas e aumento expressivo no preço das passagens, em alguns casos chegando a elevação de até 102%.
O IPSConsumo também destacou o crescimento das reclamações de consumidores durante o período de vigência do acordo e sugere que a Senacon comunique o caso ao Ministério Público Federal e aos Procons, além de promover fiscalização conjunta com a ANAC, assegurando o cumprimento integral das ofertas realizadas aos consumidores.
Leia a notícia completa em:
www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2025/11/instituto-pede-investigacao-contra-azul-e-gol-ao-ministerio-da-justica.shtml