Dia 14 de Outubro no nosso Canal do Youtube, às 19h
É possível traçar o perfil do comportamento do novo consumidor? Há uma agenda Global do consumidor? O que é o Intergovernmental Group of Experts on Consumer Protection Law and Policy da UNCTAD, qual o seu principal papel?
Há uma agenda real de valor para as relações empresa cliente ou é uma “onda” fabricada em razão do momento?
Nossos convidados para debater o tema:
- Daniela Bombonato – Head of Strategic Planning DAVID
Há 20 anos Daniela ajuda marcas e negócios dos mais variados segmentos a crescerem a partir de suas estratégias de comunicação. De alimentos à tecnologia. De varejo à beleza. De e-commerce à fast-food. Há 4 anos à frente do planejamento estratégico da DAVID, agência pertencente ao grupo WPP, é responsável pelas estratégias de clientes como Burger King, Coca-Cola, Mondelez, Faber-Castell, tendo feito o reposicionamento de diversas destas marcas. Ao longo de sua carreira, já liderou projetos para Magazine Luiza, Unilever, Claro, Kimberly Clark, Motorola entre projetos globais, regionais e locais. Antes da DAVID atuou nas agências Ogilvy, Etco, Leo Burnett e na consultoria Thymus Branding. Até o momento, seu trabalho conquistou 6 Effies, organização que premia a eficiência nas estratégias de comunicação e 1 Jay Chiat Award. Por 12 anos foi professora na Miami Ad School, tendo contribuído para a formação de diversas gerações de novos estrategistas.
- Renato Meirelles – Presidente do Instituto Locomotiva
Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva e membro do conselho de professores do IBMEC, onde é o titular da Cadeira de Ciências do Consumo e opinião Pública.
Comunicólogo e escritor, desde 2001, Renato conduz centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião, liderando diagnósticos e estratégias de negócio para as principais empresas que atuam no Brasil. Foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular e em 2012, fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE. Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País Chamado Favela”.
- Ricardo Morishita Wada – Professor de Direito do Consumidor
Professor de Direito do Consumidor na Escola de Direito de Brasília – IDP e UniCEUB, advogado e consultor. Formado pela PUC/SP, Mestre em Direito pela USP/SP e Doutor em Direito pela PUC/SP. Foi Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – Ministério da Justiça entre 2003 e 2010 e Diretor de Programas Especiais da Fundação Procon/SP entre 1997 e 2002.
- Teresa Moreira – Head of Competition and Consumer Policies Branch, UNCTAD/ONU
Teresa é a chefe do Departamento de Políticas de Concorrência e Proteção ao Consumidor da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) desde 2016.
Mestre em Direito Concorrencial Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi Diretora-Geral de Direito do Consumidor de Portugal entre 2010 e 2016 e membro do Conselho
Português de Concorrência entre 2003 e 2008, quando foi criado. Foi diretora-geral e diretora-geral adjunta para Relações Econômicas Internacionais. Ocupou cargos de destaque na Direção Geral de Políticas de Concorrência. Durante mais de 20 anos foi professora assistente na pós-graduação em Direito Internacional Econômico, Direito Europeu e Direito Concorrencial Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
A moderação ficará por conta de Juliana Pereira, presidente do IPS Consumo